HIRSUTISMO (Excesso de Pêlos)
Mulheres com excesso de pelos (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura, podem estar com produção
excessiva de hormônios masculinos e devem procurar fazer uma avaliação médica.
Hirsutismo é o nome dado ao excesso de pêlos nas mulheres. Caracteristicamente estes pêlos são grossos
e escuros, refletindo a influência dos hormônios masculinos, também chamados de andrógenos.
Isso os diferencia dos pelos finos e claros que não sofreram influência androgênica e, portanto, não caracterizam uma doença.
Geralmente são encontrados em regiões fora das habituais na mulher, como buço, queixo, coxas, abdômen e região mamária.
Existem diversas causas para o hirsutismo como: a síndrome dos ovários policísticos (a mais comum), defeitos congênitos nas glândulas adrenais, tumores de ovário e adrenais, síndrome de Cushing, acromegalia, hipotireoidismo e uso de alguns medicamentos, como esteroides anabolizantes. Em alguns casos pode existir uma tendência familiar para o aumento de pelos, principalmente em mulheres advindas da região do Mediterrâneo. Em uma grande parte das pacientes não se consegue identificar uma causa, sendo denominado hirsutismo idiopático.
O hirsutismo pode se manifestar em associação com outros sintomas como acne, aumento da musculatura e queda de cabelo (alopécia). A maior parte dos casos de hirsutismo não cursa com virilização.
O diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica, ou seja, exame clínico para avaliação da quantidade e da localização dos pêlos que sofreram influencia dos androgênios. Porém para se descobrir a causa do hirsutismo é necessária uma avaliação hormonal com exames de sangue, em alguns casos exames de imagem dos ovários e/ou adrenais.
Deve-se procurar auxilio médico para investigar a causa do hirsutismo e tratá-la. Podem ser usadas medicações com efeito anti androgênico e também medidas estéticas para retirada dos pêlos (como depilação, laser ou eletrólise). A vida média de um folículo piloso (onde fica o pêlo) é de meses e, assim, respostas para o tratamento devem ser esperadas somente após esse período, de 3 a 6 meses.