OBESIDADE
A obesidade é uma doença crônica, que afeta um numero elevado de pessoas por todo o mundo. É bem conhecida sua relação com uma série de doenças, tais como diabetes, problemas cardiovasculares, articulares, distúrbios do sono, entre outros. O tratamento orientado por um especialista evita uma série de complicações.
A obesidade é uma doença causada por múltiplos fatores e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. É considerada fator de risco para uma série de doenças, tais como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, alterações no colesterol, artrose, apnéia do sono, entre outras.
O estilo de vida moderno, com hábitos alimentares incorretos e sedentarismo, faz crescer o número de pessoas com obesidade. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2015, teremos no mundo 2,3 bilhões de pessoas com sobrepeso e 700 milhões de obesos. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas.
O excesso de peso ocorre quando a quantidade de calorias ingeridas é superior ao gasto do metabolismo do indivíduo. A tendência à obesidade é determinada por fatores genéticos, bem como por hábitos alimentares ruins e sedentarismo. Em alguns casos, a obesidade pode ser causada por problemas hormonais.
Para o diagnóstico da obesidade a ferramenta mais utilizada é o cálculo do índice de massa corporal (IMC), que é facilmente calculado pela fórmula= Peso/Altura2 (peso dividido pela altura ao quadrado). Segundo critérios estabelecidos pela OMS é considerado normal um IMC entre 18,5 e 24,9. As pessoas que tem o índice acima de 30 são consideradas obesas.