top of page

OTIMIZAÇÃO HORMONAL E METABÓLICA

 

Através de exames laboratoriais, traçamos o perfil hormonal e bioquímico do paciente detectando suas

necessidades, e a partir deste ponto, podemos iniciar um balanceamento hormonal e nutricional para

que o paciente atinja um padrão normal compatível com o que desejamos.

A melhor curva hormonal é aquela comparável a nossa juventude plena, ou seja, próximo dos 18 a 21 anos,

portanto para uma ótima performance buscamos ter níveis hormonais compatíveis com a juventude.

Lembre-se que envelhecemos porque nossos hormônios diminuem e não ao contrário, quando achávamos

que os hormônios caiam e, portanto envelhecíamos.

 

Qual a diferença entre Otimização Hormonal e Reposição Hormonal?

A Reposição Hormonal visa apenas repor os hormônios que estão com níveis baixos e colocá-los em um nível compatível com a idade. Na Otimização Hormonal, a suplementação se dá através de hormônios, buscando atingir níveis hormonais compatíveis com os de nossa adolescência ou inicio da vida adulta. Na Otimização Metabólica a suplementação se dá com outros nutrientes, como aminoácidos, vitaminas e antioxidantes.

 

Quem pode se beneficiar?

Todo os pacientes que buscam uma performance física, intelectual e mental mais aprimorada. Aqueles que sentem cansaço físico,e mental, distúrbios de esquecimento, desânimo com a vida, desmotivação sexual, ou os que simplesmente querem melhorar sua qualidade de vida. Isto inclui, trabalhar os níveis hormonais, associado a uma dieta balanceada, a exercícios físicos, enfim lapidar corpo e mente para se fazer valer o axioma: - Mens Sana in Corpore Sano (Mente Sadia em Corpo Sadio ) que vem desde os primórdios de Platão na Grécia antiga.

 

Quais os passos do tratamento?

Na consulta médica é realizada uma anamnese para que se conheça todo o histórico do paciente, suas queixas e anseios. A partir daí, são solicitadas dosagens sanguíneas, de hormônios e outros nutrientes, para que se tenha um perfil do paciente e quais seus déficits. Também, caso necessário, serão solicitados exames de imagens, como ultra-som, radiografias, mamografia, densitometria óssea, ou seja, um conjunto de exames que constituem um verdadeiro check-up para saber do estado de saúde do paciente.

Na consulta nutricional, através de uma profunda análise dos vícios nutricionais do paciente, é realizada uma orientação nutricional e proposta uma dieta equilibrada para que se consiga uma eficiência metabólica a fim de suprir as carências nutricionais individuais. O paciente também poderá se beneficiar da avaliação corporal com a bioimpedância (InBody 230) que mapeia o corpo e dá o diagnóstico da quantidade de massa magra (músculos) e massa gorda (gorduras) que compõem seu organismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais são as principais substâncias prescritas?

São usados hormônios ditos bio-idênticos, ou seja, aqueles exatamente iguais aos que nossas glândulas produzem. Há algum tempo usavam-se hormônios similares, tais como extratos de plantas, derivados de animais, que sabemos hoje, não são adequados, pois causam distúrbios de receptores e danificam nossa saúde. Os hormônios bio-idênticos foram possíveis de serem produzidos, a partir do projeto genoma, que vem decifrando o nosso código genético, ou seja, o nosso DNA.

Hoje por engenharia genética, modificamos o núcleo de uma bactéria e fazemo-la produzir os hormônios tais quais os nossos. Isto é um tremendo avanço científico.

Também são usadas substâncias que nos protegem quanto a oxidação celular (estresse oxidativo), que é o processo responsável pelo nosso envelhecimento. São os antioxidantes que podem ser naturais como os encontrados em determinados alimentos. Também podem ser usados precursores hormonais, substâncias e estimulantes do sistema nervoso, vitaminas e  minerais, tendo como conseqüência a otimização metbólica e disposição em geral.

 

Quais os ganhos na saúde em geral?

O ser humano persegue desde os primórdios da civilização a perpetuação da juventude. Com a evolução da medicina, surgiu a medicina preventiva.

Os ganhos são claros, como ter um corpo jovem, manter um desempenho atlético, profissional, mental e sexual, condizente com a juventude, mas com a experiência que os anos de vida nos trazem, ou seja, o ganho é enorme em qualidade de vida. Um corpo em equilíbrio metabólico e hormonal tende a não adoecer. Os desequilíbrios durante a vida nos trazem as doenças crônico-degenerativas e irreversíveis.

 

Fazer Otimização Hormonal e Metabólica é para a vida inteira?

Normalmente sim, quem experimenta estas técnicas e colhe os frutos dela, geralmente não quer voltar a se sentir como antes ou mesmo sentir sua performance decaindo a olhos vistos. Quem não gosta de se manter jovem, com um corpo bonito e saudável, com uma silhueta atraente e poder namorar?

bottom of page