BCAA
BCAA’s
Os três aminoácidos de cadeia ramificada na relação 2:1:1 ideal. Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) leucina, isoleucina e valina são aminoácidos essenciais que não podem ser sintetizados pelo organismo e devem ser fornecidos pela alimentação. Constituem a terceira linha de fontes de energia, depois dos hidratos de carbono e dos ácidos graxos. São indispensáveis ao metabolismo muscular e representam 35% do volume muscular. Um simples exercício físico moderado aumenta em 240% as necessidades de
leucina do organismo. Durante exercícios prolongados, uma parte significativa dos BCAA é transformada pelos músculos para formar a alanina utilizada na neoglicogênese hepática. Se a sua concentração se tornar demasiadamente baixa, o músculo “se auto-destrói” para fornecer a energia que falta.
•Os BCAA desempenham um papel importante no treino físico de resistência, ajudando a preservar o tecido muscular e reforçando a resistência ao esforço.
•Possuem também efeitos estimulantes do sistema imunológico, ajudando a protegê-lo dos efeitos da atividade física intensa.
•Vários estudos mostraram que os BCAA têm um efeito benéfico no metabolismo da glutamina, ajudando a manter os seus níveis plasmáticos durante o exercício físico.
•Tomados antes do esforço físico, os BCAA ajudam a preservar o tecido muscular e fornecem energia. Tomados após o esforço físico, associados à glutamina, podem acelerar a regeneração do tecido muscular e melhorar significativamente a recuperação.